➩ Perigo da Processionária – Lagarta do Pinheiro
A processionária do pinheiro é um insecto que se desenvolve nestas árvores, nas quais se alimenta. Durante o seu ciclo biológico, pode apresentar-se como ovo, larva (várias fases, incluindo a lagarta), pupa e adulto (borboleta). A fase mais preocupante ocorre nesta altura do Inverno/Primavera, em que as lagartas, que possuem pêlos urticantes muito perigosos, descem dos pinheiros. Entre outras complicações, os animais desnvolvem infecções na boca e garganta que podem culminar na morte dos tecidos.
Evite que os seus animais se aproximem de bosques e jardins onde existem ou possam existir estes insectos. Tenha também em atenção que o contacto com as lagartas é também perigoso para as pessoas, cuidado com as crianças!
Se suspeitar que o seu animal interagiu com estas lagartas,
contacte-nos de imediato. Os sinais clínicos podem incluir:
➩ Ronha dos ovinos – Sarna
A sarna psoróptica, conhecida por ronha, é causada por um ácaro específico dos ovinos. Esta doença é responsável por perdas económicas importantes, devido, entre outros factores, à quebra na condição corporal dos animais adultos e ao menor ganho de peso dos borregos.
É transmitida sobretudo pelo contacto directo entre animais infectados e sãos (mesmo entre vedações), mas pode também ser transmitida por outros animais, equipamentos (carros, cancelas, máquinas de tosquia) ou mesmo pela roupa das pessoas. É uma doença muito contagiosa.
Clinicamente, esta doença é responsável por uma diminuição drástica do bem-estar dos animais, e apresenta-se por prurido intenso (coceira), perda de lã em mechas, lã húmida e descolorada, aparecimento de feridas e crostas.
A ronha pode surgir em qualquer altura do ano, sendo talvez mais frequente na primavera e outono.
A prevenção pode ser feita através de boas regras de biossegurança e da realização de banhos regulares ao rebanho.
Contacte-nos e saiba como actuar para tentar evitar a entrada deste problema no seu rebanho.